sexta-feira, maio 05, 2006

Desvaneios 2

Devaneios II


Moral. Não pode haver verdadeira moral, se os homens as inventaram todas. As religiosas, as políticas, as éticas, as socias, todas as morais tem centro no homem. E daqui é díficil de sair. Se a moral nos parece como as regras que separam o certo e o errado , o bem e o mal ou prioritizam as escolhas do homem, como podemos nós definir uma moral que mesmo teoricamente intocável, não tem correspondência prática?

Deve-se prestar atenção ás prioridades diárias, semanais, mensais e anuais. Desde o nascimento da consciência até à morte da mesma que pode chegar mesmo 20 anos antes do nosso corpo morrer. Dizem que a felicidade provêm do respeito por estas prioridades, mesmo que a gente não as respeite por instinto. Daí a pergunta: Seguir a moral de prioridades consciente ou dar mais atenção ao instinto?

A disciplina do comum dos mortais é própria e singular. Começa na genética, passa pela educação familiar e social e acaba na formação egoísta do nosso ser. A disciplina, ou a sua descrição real, é essencial para o nosso “modus vivendis” e é parte do nosso currículo terráqueo e humano. Impressionante é ver que os animais não sociais, tem uma incrivel capacidade de disciplina inata. Será portanto a nossa sociedade que nos indisciplina. Prova? Está à nossa vista cada vez que abrimos ou piscamos os olhos; somos nós próprios.

Comunicar é fazer dum corpo que nos é oferecido, um instrumento social. A representação que damos ás formas específicas do nosso corpo, representa uma forma de comunicação que se repete sucessivamente, singularmente, mas provavelmente num assédio de repetição invulgar de coerência. Mas sabemos que podemos comunicar e ás vezes não o fazemos. O próprio conhecimento e ausência da sua representação poderá ser visto como comunicação. Faz todo o sentido então falar de comunicação psicológica, mental ou mesmo hipnótica. O futuro da comunicação do humano passa pela coversa entre mentes, não tenho dúvida, nem que seja mais uma forma de nós conseguirmos ter ainda menos esforço no dia a dia. E tenho dito.

Recapitulando pelas palavras chaves, temos que a Moral advém das Prioridades relacionadas directa ou indirectamente pelo Instinto que tentamos Disciplinar no que fazemos segundo a segundo , ou seja, Comunicar.


João B. Amado
Centro Norte-Sul
4 maio 2006
12h24m
26º C.

1 comentário:

Anónimo disse...

E serás tu um comunicador nato? Lá vais encontrando a tua forma de te expressares e de comunicar. Quem te viu e quem te vê!

Trarás assim uma mais valia moral para o universo?

Espero que as tuas previsões para o futuro da comunicação entre os homens esteja profundamente errada. Perde-se a expressividade da comunicação, essencial à compreensão do verdadeiro sentido da mensagem que queres passar.

Quanto à tua recapitulação... areia demais para a minha camioneta!